A importância do planejamento contábil para sua empresa

Março 1 - Contabilidade em Joinville - SC | Dominium Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Não é novidade que estamos passando por uma das maiores crises econômicas da história devido à pandemia da Covid-19 e suas consequências, como a quarentena por exemplo. 

Somado a isso diversas empresas foram à falência, ou ainda estão tentando se levantar desse baque tão grande. O desemprego é iminente.

Afinal, durante a quarentena diversos empreendimentos, principalmente no âmbito do varejo, tiveram de manter suas portas fechadas e interromper quase que integralmente seu funcionamento.

É nesse contexto que as empresas as quais contavam com um planejamento contábil de excelência se destacaram e muitas, apenas devido a esse fato, sobreviveram.

E é sobre isso que iremos falar hoje: a importância de ter um planejamento contábil na sua empresa!

 

O que é planejamento contábil?

 

De acordo com dados do Portal do Empreendedor ao final de 2020 o número de microempreendedores individuais (MEIs) atingiu seu recorde, com quase 2 milhões de novos registros.

Como sabemos as grandes empresas realizam metodicamente um planejamento contábil da empresa, pois entendem a importância dessa prática.

Entretanto, esses MEIs, que são esmagadora maioria, sabem realmente da importância do planejamento contábil para suas empresas?

Executam essa organização corretamente? Tem um equilíbrio orçamentário capaz de sobreviver a crises?

Se você se identificou com o personagem descrito e a resposta para a maioria das perguntas foi “não” então continue a ler este artigo, que foi escrito justamente pra você!

O planejamento contábil nada mais é do que um plano estratégico voltado para o controle de suas finanças.

Dessa forma ele abarca dois pilares fundamentais: as leis contábeis no cotidiano da empresa e a maneira como se organizam as contas da mesma.

Logo, quando falamos de planejamento contábil estamos tratando de temas como: despesas, receita, capital de giro, reserva de emergência, estoque, fluxo de caixa, investimentos, entre outros.

 

Porque fazer o planejamento contábil da minha empresa?

 

O planejamento contábil é extremamente fundamental, pois além de evitar problemas futuros gravíssimos, traz inúmeros benefícios para a companhia no âmbito da gerência.

Assim, pode ser visto também como uma organização que se mostra importantíssima na precaução contra imprevistos, como se pôde assistir devido à pandemia que estamos vivendo.

Aqui estão listados mais alguns dos benefícios dessa prática para sua companhia:

  • Aumenta o preparo contra crises;
  • Proteção do negócio de sanções fiscais, trabalhistas e contábeis;
  • Dificulta ingerências;
  • Evita gastos supérfluos;
  • Impede desvios;
  • Antecipação em planejamentos estratégicos;
  • Regularidade tributária.

 

Como fazer o planejamento contábil da minha empresa?

 

Não percorreríamos todos esses assuntos e benefícios do planejamento contábil sem ensiná-lo a fazer um não é? Então aqui traremos algumas dicas de como realizar essa organização para em sua empresa!

 

  • Controle as despesa e receita

É imprescindível que as contas a pagar e a receber estejam muito bem organizadas, afinal sem esse controle de fluxo de caixa é impossível diagnosticar a saúde financeira da empresa.

 

  • Mantenha em ordem a documentação

Todo documento que registra alguma atividade da companhia deve ser muito bem armazenado de forma a ser encontrado rapidamente quando necessário.

Registros, lançamento de dados, notas fiscais, nunca se sabe quando irá precisar de algum desses papéis e a ausência de um documento fundamental é um problema que você definitivamente quer evitar no futuro.

 

  • Atente-se aos impostos

O Brasil é um lugar em que a tributação é muito grande e rígida, por isso é essencial que se tenha um calendário que organize as datas em que essa tributação deve ser paga.

Dessa forma a administração evitará gastos desnecessários!

 

E aí, o que achou da importância do planejamento contábil para sua empresa?

Hoje em dia é quase impossível que uma empresa se projete sem um plano organizacional desse.

Entretanto, esse planejamento não é tão fácil de fazer, apesar de ser fundamental para a sobrevivência da sua companhia.

É aí que entra a Dominium Contabilidade, que é especialista no assunto e pode fazer todo esse trabalho pra você!

Com um atendimento personalizado à sua companhia, a Dominium oferece principalmente a contabilidade consultiva, um serviço diferenciado com comprometimento e qualidade!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Março 1 - Contabilidade em Joinville - SC | Dominium Contabilidade

A importância do planejamento contábil para sua empresa

Não é novidade que estamos passando por uma das maiores crises econômicas da história devido à pandemia da Covid-19 e suas consequências, como a quarentena por exemplo.  Somado a isso diversas empresas foram à falência, ou ainda estão tentando se

Março 2 - Contabilidade em Joinville - SC | Dominium Contabilidade

3 Negócios lucrativos para 2021

Ainda em um contexto de pandemia em que praticamente o mundo todo está recluso, comércios fechados, barreiras sanitárias e impedimentos no cotidiano de todas as pessoas, a crise é um fator iminente. Dadas às circunstâncias, diversos empreendedores foram à falência,

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Ainda em um contexto de pandemia em que praticamente o…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Iniciar conversa
Precisa de ajuda?