Empreender não é uma tarefa nada fácil e exige muita organização e dedicação do gestor da companhia, principalmente no que se refere à gestão financeira.
Esse cenário se agrava devido à pandemia da covid-19, e os empreendedores que não mantinham sua organização financeira adequadamente viram seu negócio falir ou sofrer graves consequências.
Aqueles que se dedicavam na árdua tarefa de manter as contas atualizadas e em ordem com certeza se sobressaíram em um momento difícil como esse.
Uma boa gestão financeira é fundamental para o crescimento das empresas e pode ser peça indispensável para determinar o sucesso ou o fracasso de sua companhia.
Todas as metas do negócio passam por essa importante ferramenta que, se utilizada de maneira correta, serve como base para a tomada de importantes decisões. Entretanto, se as finanças forem geridas erroneamente, os impactos podem ser profundos.
Por isso hoje viemos falar sobre erros básicos na gestão financeira que os pequenos empresários cometem. Confira!
Não organizar o fluxo de caixa
Além das despesas de hoje e amanhã, você também deve prever as despesas que terá de pagar nos próximos meses e a receita que receberá durante esse período.
Dessa forma, você pode fazer um planejamento de longo prazo e comparar o que projetou e o que realmente concluiu, e anexar os resultados da análise para explicar por que as coisas estão indo conforme o esperado.
Não realizar o controle de estoque
O estoque da empresa deve sempre ser registrado e atualizado com base na produção e nas compras. Calcular o estoque ideal para minimizar os custos de armazenamento e otimizar as compras para obter descontos também são boas estratégias para melhorar as condições financeiras.
Abra mão do controle de estoque e a empresa ficará nas mãos do destino, podem haver altos custos emergenciais ou mercadorias que ficam armazenadas por muito tempo e desatualizadas, talvez até vencidas.
Misturar finanças pessoais com as da empresa
Este é um erro comum, especialmente em pequenas empresas e empresas individuais. Imagine que, no final de uma semana de trabalho, todo o dinheiro ganho seja colocado em uma gaveta e usado para pagar a eletricidade residencial.
Quanto você tem? Quanto falta? No final do mês, quanto lucro a empresa obteve e quanto salário você recebeu? Confundir as finanças da empresa com as finanças pessoais pode tornar tudo muito confuso e levar a incompatibilidades de informações.
Gerir o lucro erroneamente
Após um mês de boas vendas e enormes lucros, é hora de reinvestir esses lucros dentro da empresa para obter ganhos cada vez maiores.
Ao investir esse dinheiro para outros fins, a saúde da empresa pode ser comprometida e com ela todo seu esforço e tempo dedicados ao empreendimento.
Por isso, o lucro obtido deve ser meticulosamente calculado e dividido para áreas estratégicas da companhia.
E aí, o que achou dos principais erros básicos na gestão financeira que os pequenos empresários cometem?
Sabendo desses comportamentos errados seu projeto de negócio terá chances muito maiores de alcançar o sucesso!
Entretanto, realizar toda essa gestão é trabalhosa, e recomenda-se que essa tarefa seja realizada por profissionais da área contábil.
Diante disso, a Dominium Contabilidade, especialista em contabilidade consultiva, vem para dar acesso a todos os empreendimentos a um atendimento de contabilidade de excelência.
O escritório é comprometido com um trabalho de excelente qualidade no auxilio à gestão da saúde financeira da sua empresa!
Assim, contando com a ajuda da Dominium, têm-se total controle da gestão financeira da companhia!