A importância da gestão de Recursos Humanos em micro empresas

Fevereiro 1 - Contabilidade em Joinville - SC | Dominium Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Grandes empresas trabalham incansavelmente na busca por bons funcionários para contratação, e também na capacitação destes, com intuito de que atinjam os melhores resultados. Para isso, aportam grandes investimentos na área de gestão de Recursos Humanos.

Os micro e pequenos empresários, por outro lado, encontram-se em uma realidade totalmente diversa.

Não possuem tempo nem recursos para criar um setor da empresa dedicado apenas à gestão e qualificação de pessoas. 

Afinal, o empreendedor individual vê-se constantemente envolvido com incontáveis emergências que surgem no decorrer da sua caminhada, tendo que gerir finanças, estoque, clientes, fornecedores, entre outros, muitas vezes deixando de lado a atenção para com seus funcionários.

Em sua visão, trata-se de um investimento alto, com retorno baixo e, portanto, algo a ser deixado mais para o futuro, sem entender a real importância desse segmento para sua companhia.

Este empreendedor nunca esteve tão enganado ao analisar a gestão de pessoas como um custo a ser evitado.

Hoje iremos falar sobre a importância da gestão de Recursos Humanos em micro e pequenas empresas e porque você, micro empreendedor, deve investir nesse segmento agora!

 

Os benefícios da gestão de recursos humanos nas pequenas empresas

 

A maioria dos pequenos empresários irá ler a presente postagem já com um pé atrás, alegando ser muito cedo para abrir um setor de Recursos Humanos.

Mas não é isso que estamos abordando aqui.

Entendemos a situação do microempresário, e por isso trataremos a gestão de recursos humanos em conformidade com sua realidade!

É indiscutível o diferencial que o desenvolvimento de pessoas em organizações causa nos resultados da empresa.

 Retenção de talentos, baixa rotatividade, satisfação dos funcionários e garantia da sua dedicação ao trabalho e à empresa da qual ele faz parte, resultando assim em aumento de produtividade e fidelização de clientes.

Estes são alguns dos benefícios de se investir na gestão de Recursos Humanos. Tudo isso e ainda, poder contar com uma equipe altamente capacitada que lhe transmita a sensação de não se encontrar sozinho para encarar seus desafios.

 

Mas afinal, como eu faço a gestão de Recursos Humanos na minha micro empresa?

 

Sabe-se que o microempreendedor, principalmente aquele que está começando, sofre com a falta de recursos. Mas então, como ele deve investir na gestão de Recursos Humanos em sua firma?

A solução com menos custos e maiores benefícios se encontra na presença de um único funcionário responsável por gerir os demais.

Afinal, a presença desse profissional traz mais credibilidade à empresa e segurança a quem nela ingressar, e faz com que os funcionários que já atuam na empresa recebam uma supervisão mais próxima e a atenção que necessitam e merecem.

Ele irá velar por um ambiente harmônico entre os demais funcionários, empenhando esforços para que estes se sintam reconhecidos e valorizados. Tudo isso se traduzirá no desenvolvimento das competências individuais, alcançando o atingimento das metas estabelecidas, sempre de acordo com o objetivo maior, que é o interesse da empresa.

Esse profissional deverá saber ouvir, para detectar o que precisa ser feito, que tipo de ação pode ser de fato efetiva para a resolução de uma questão, e será o responsável pelo desenvolvimento de um ambiente adequado, na qual os funcionários demonstrem um sentimento de pertencimento à empresa, e só assim darão tudo de si para atingir melhores resultados! É a famosa expressão “vestir a camisa”.

 

Por fim, podemos imaginar um corpo humano formado da união de órgãos que trabalham, cada um com uma função e em harmonia, para o bom funcionamento e sobrevivência desse organismo.

Em uma empresa ocorre o mesmo, mas o organismo é a empresa e os órgãos seus funcionários.

 Quando um órgão falha ou para de funcionar, o organismo adoece. O mesmo ocorre com um empreendimento, principalmente aquele com um baixo número de funcionários, típico dos pequenos empreendimentos.

Com isso em mente, esperamos ao máximo impactar o pequeno empresário a desenvolver ainda mais e voltar sua atenção para a gestão de recursos humanos da sua microempresa.

Como dito antes, a realidade do micro empreendedor é marcada pela escassez de recursos.

Diante disso a Dominium Contabilidade se destaca no auxílio à gestão do seu empreendimento, promovendo, com comprometimento e qualidade, a contabilização do seu sucesso!

Entre em contato!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Março 1 - Contabilidade em Joinville - SC | Dominium Contabilidade

A importância do planejamento contábil para sua empresa

Não é novidade que estamos passando por uma das maiores crises econômicas da história devido à pandemia da Covid-19 e suas consequências, como a quarentena por exemplo.  Somado a isso diversas empresas foram à falência, ou ainda estão tentando se

Março 2 - Contabilidade em Joinville - SC | Dominium Contabilidade

3 Negócios lucrativos para 2021

Ainda em um contexto de pandemia em que praticamente o mundo todo está recluso, comércios fechados, barreiras sanitárias e impedimentos no cotidiano de todas as pessoas, a crise é um fator iminente. Dadas às circunstâncias, diversos empreendedores foram à falência,

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A Receita Federal anunciou, na tarde desta quarta-feira (24/2), as…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Iniciar conversa
Precisa de ajuda?