Grandes empresas trabalham incansavelmente na busca por bons funcionários para contratação, e também na capacitação destes, com intuito de que atinjam os melhores resultados. Para isso, aportam grandes investimentos na área de gestão de Recursos Humanos.
Os micro e pequenos empresários, por outro lado, encontram-se em uma realidade totalmente diversa.
Não possuem tempo nem recursos para criar um setor da empresa dedicado apenas à gestão e qualificação de pessoas.
Afinal, o empreendedor individual vê-se constantemente envolvido com incontáveis emergências que surgem no decorrer da sua caminhada, tendo que gerir finanças, estoque, clientes, fornecedores, entre outros, muitas vezes deixando de lado a atenção para com seus funcionários.
Em sua visão, trata-se de um investimento alto, com retorno baixo e, portanto, algo a ser deixado mais para o futuro, sem entender a real importância desse segmento para sua companhia.
Este empreendedor nunca esteve tão enganado ao analisar a gestão de pessoas como um custo a ser evitado.
Hoje iremos falar sobre a importância da gestão de Recursos Humanos em micro e pequenas empresas e porque você, micro empreendedor, deve investir nesse segmento agora!
Os benefícios da gestão de recursos humanos nas pequenas empresas
A maioria dos pequenos empresários irá ler a presente postagem já com um pé atrás, alegando ser muito cedo para abrir um setor de Recursos Humanos.
Mas não é isso que estamos abordando aqui.
Entendemos a situação do microempresário, e por isso trataremos a gestão de recursos humanos em conformidade com sua realidade!
É indiscutível o diferencial que o desenvolvimento de pessoas em organizações causa nos resultados da empresa.
Retenção de talentos, baixa rotatividade, satisfação dos funcionários e garantia da sua dedicação ao trabalho e à empresa da qual ele faz parte, resultando assim em aumento de produtividade e fidelização de clientes.
Estes são alguns dos benefícios de se investir na gestão de Recursos Humanos. Tudo isso e ainda, poder contar com uma equipe altamente capacitada que lhe transmita a sensação de não se encontrar sozinho para encarar seus desafios.
Mas afinal, como eu faço a gestão de Recursos Humanos na minha micro empresa?
Sabe-se que o microempreendedor, principalmente aquele que está começando, sofre com a falta de recursos. Mas então, como ele deve investir na gestão de Recursos Humanos em sua firma?
A solução com menos custos e maiores benefícios se encontra na presença de um único funcionário responsável por gerir os demais.
Afinal, a presença desse profissional traz mais credibilidade à empresa e segurança a quem nela ingressar, e faz com que os funcionários que já atuam na empresa recebam uma supervisão mais próxima e a atenção que necessitam e merecem.
Ele irá velar por um ambiente harmônico entre os demais funcionários, empenhando esforços para que estes se sintam reconhecidos e valorizados. Tudo isso se traduzirá no desenvolvimento das competências individuais, alcançando o atingimento das metas estabelecidas, sempre de acordo com o objetivo maior, que é o interesse da empresa.
Esse profissional deverá saber ouvir, para detectar o que precisa ser feito, que tipo de ação pode ser de fato efetiva para a resolução de uma questão, e será o responsável pelo desenvolvimento de um ambiente adequado, na qual os funcionários demonstrem um sentimento de pertencimento à empresa, e só assim darão tudo de si para atingir melhores resultados! É a famosa expressão “vestir a camisa”.
Por fim, podemos imaginar um corpo humano formado da união de órgãos que trabalham, cada um com uma função e em harmonia, para o bom funcionamento e sobrevivência desse organismo.
Em uma empresa ocorre o mesmo, mas o organismo é a empresa e os órgãos seus funcionários.
Quando um órgão falha ou para de funcionar, o organismo adoece. O mesmo ocorre com um empreendimento, principalmente aquele com um baixo número de funcionários, típico dos pequenos empreendimentos.
Com isso em mente, esperamos ao máximo impactar o pequeno empresário a desenvolver ainda mais e voltar sua atenção para a gestão de recursos humanos da sua microempresa.
Como dito antes, a realidade do micro empreendedor é marcada pela escassez de recursos.
Diante disso a Dominium Contabilidade se destaca no auxílio à gestão do seu empreendimento, promovendo, com comprometimento e qualidade, a contabilização do seu sucesso!