Como se sabe, empreender é uma tarefa difícil e desgastante. É um ofício abrangente, que requer vasto conhecimento e habilidades em diversas áreas. Por isso, muitas pessoas que sonham com o negócio próprio buscam consultoria com especialistas na área em que vai ser realizado o investimento, unindo-se através de uma sociedade empresarial
Afinal, duas cabeças pensam melhor que uma. Dividir tarefas, esforços, planejamento e diversas outras atividades do cotidiano do negócio, principalmente com alguém com conhecimentos específicos, pode agregar muito à companhia.
A decisão de adquirir um sócio para seu empreendimento é muito importante e, se realizada da maneira correta, pode trazer inúmeros benefícios.
Entretanto, caso não sejam levados em conta aspectos importantes em sua escolha, o tiro pode sair pela culatra, e seu sócio pode mais atrapalhar do que ajudar.
Por isso, hoje viemos abordar tudo que você precisa saber sobre sociedade empresarial!
O funcionamento da sociedade empresarial
Uma sociedade empresarial se constitui de dois ou mais sócios que buscam, por meio da união de know how, obter os melhores resultados para a empresa.
A associação se dá embasada na crença de que o esforço conjunto irá garantir maior eficácia se comparada à atuação solo, através do emprego mútuo de habilidades, conhecimentos e capital para investir.
Primeiro, deve-se alinhar as ideias e objetivos dos sócios em relação ao empreendimento, analisando a compatibilidade de expectativas e projeções para a companhia. Afinal, agora as decisões a respeito do futuro do negócio devem ser tomadas conjuntamente.
Além disso, devem estar claros os deveres, responsabilidades e direitos de cada sócio no funcionamento da empresa.
Neste caso elabora-se um contrato social, definindo as cotas da empresa destinada a cada sócio, o trabalho no dia-a-dia da companhia e também as condutas a serem adotadas caso hajam desentendimentos na sociedade empresarial.
Nesta etapa é de suma importância a contratação de um advogado especialista em direito empresarial para a elaboração do contrato de sociedade, pois o documento deverá conter cláusulas que abranjam toda e qualquer questão inerente à parceria.
Afinal, agora os parceiros têm uma participação legalmente registrada na companhia, e eventualmente poderão deter poderes para tomada de decisões autônomas dentro da empresa, como contratar, realizar negociações, obter/conceder empréstimos, entre outros.
Em contrapartida, os sócios também são responsáveis pelas dívidas e tributações da sociedade empresarial, ou seja, todas as hipóteses devem ser pensadas com antecedência e levadas em consideração na elaboração do contrato.
Tipos de sociedade empresarial
Existem diversos tipos de sociedade empresarial, e caso você já tenha se decidido por realizar essa união, agora você precisa escolher que tipo de sociedade empresarial vai formar.
Essa decisão deve se adequar ao seu modelo de negócio e às necessidades dos sócios da companhia, levando em consideração o número de sócios, a forma de atuação, o capital social, etc.
Mais uma vez é essencial a consultoria de um advogado e um especialista em contabilidade, que saberão indicar os melhores modelos que se encaixam em cada situação.
Convido você a conhecer os tipos de sociedade empresarial existentes que podem se adequar ao seu negócio:
- Sociedade Simples
- Sociedade Limitada
- Sociedade em Nome Coletivo
- Sociedade em Comandita Simples
- Sociedade Comandita por Ações
- Sociedade Anônima
- Sociedade Cooperativa
- Sociedade em Conta de Participação
- Sociedade de Advogados
E aí, o que achou de conhecer um pouco mais a respeito da
sociedade empresarial?
Essa é uma estratégia interessante e traz inúmeras vantagens, reunindo pessoas que possuem interesses semelhantes em prol de uma causa comum!
Nesse contexto existem facilitadores para que você não se perca em toda a burocracia:
Conheça a Dominium Contabilidade, especialista em contabilidade consultiva. O escritório é comprometido com um trabalho de excelência no auxílio à gestão eficiente e da saúde financeira da sua empresa!